“Catholic Voices Portugal” é o nome do projecto de um grupo de leigos católicos que pretende tornar presente, nos meios de comunicação social, a fé católica que vivem e conhecem.
Situa-se no ponto de confluência do interesse dos media em conseguir uma imediata intervenção de um católico num tópico emergente, e do interesse da Igreja em ver a fé apresentada publicamente com frescura e competência.
A atitude não é belicosa ou de confronto. É antes uma atitude serena e crente, capaz de falar sobre a posição da Igreja mesmo nos temas mais controversos, conciliando a disposição de diálogo com a clareza na exposição da razoabilidade da visão Católica.
Leigos de todos os carismas, instituições, movimentos e paróquias poderão ser formados em media training e em princípios de comunicação baseados na melhores práticas, em conjunto com o estudo da proposta católica nos temas de actualidade mediática.
O projecto nasceu em 2010 em Inglaterra na preparação da visita de Bento XVI ao Reino Unido, e preparou cerca de vinte católicos ingleses que deram voz à Igreja no debate público.
A experiência correu bem. Os media e a hierarquia da Igreja receberam bem o discurso apelativo, claro e eficaz das vozes católicas. Desde então, os Catholic Voices surgiram um pouco por todo o mundo.
Os Catholic Voices receberam a bênção do Papa Francisco numa audiência de 12 de Junho de 2013; porém, os Catholic Voices não substituem os canais oficiais da comunicação da Igreja.
O projecto actua nas dioceses com a específica autorização do respectivo Bispo.